Os habitantes do continente americano descendem de populações advindas da Ásia, sendo que os vestígios mais antigos de sua presença na América, obtidos por meio de estudos arqueológicos, datam de 11 a 12,5 mil anos. Todavia, ainda não se chegou a um consenso acerca do período em que teria havido a primeira leva migratória.
Os povos indígenas que hoje vivem na América do Sul são originários de povos caçadores que aqui se instalaram, vindo da América do Norte através do istmo do Panamá, e que ocuparam virtualmente toda a extensão do continente há milhares de anos. De lá para cá, estas populações desenvolveram diferentes modos de uso e manejo dos recursos naturais e formas de organização social distintas entre si.
Não existe consenso também, entre os arqueólogos, sobre a antigüidade da ocupação humana na América do Sul. Até há alguns anos, o ponto de vista mais aceito sobre este assunto era o de que os primeiros habitantes do continente sul-americano teriam chegado há pouco mais de 11 mil anos.
No Brasil, a presença humana está documentada no período situado entre 11 e 12 mil anos atrás. Mas novas evidências têm sido encontradas na Bahia e no Piauí que comprovariam ser mais antiga esta ocupação, com o que muitos arqueólogos não concordam. Assim, há uma tendência cada vez maior de os pesquisadores reverem essas datas, já que pesquisas recentes vêm indicando datações muito mais antigas
Origem: Até hoje discute-se quais seriam as origens do homem americano. Há a hipótese – praticamente descartada – de que seriam autóctones, ou seja, originários da própria América. A hipótese mais aceita é de aloctonismo, ou seja, vieram de outros lugares. Nesse caso há os que acreditam que teriam vindo pelo Estreito de Behring e outros que teriam vindo pelas ilhas, seriam de qualquer modo de origem asiática. Os cálculos para a sua chegada à América também variam entre 40 000 a.C. e 10 000 a.C., sendo mais provável 15 000 a.C.
Fontes: Mundo Vestibular
Nenhum comentário:
Postar um comentário