terça-feira, 30 de outubro de 2012

“Prefiro morrer como cristã do que sair da prisão sendo muçulmana”, diz paquistanesa

A cristã Asia Bibi está há dois anos na prisão por discutir religião com suas amigas de trabalho


     Condenada a morte desde 2010, a paquistanesa Asia Bibi continua aguardando a decisão final para saber se será ou não enforcada por cometer o crime de blasfêmia. A cristã de quase 40 anos se envolveu em uma discussão religiosa com mulheres muçulmanas quando saia do trabalho.
     Suas colegas tentavam forçá-la a voltar a servir Ala, mas Asia rebateu usando frases que foram entendidas como ofensivas: “Jesus está vivo, mas Maomé morto. O nosso Cristo é o verdadeiro profeta de Deus. Maomé não é real. Jesus morreu na cruz pelos pecados da humanidade, e Maomé, o que fez por vocês?”.
    A polícia foi chamada e em 8 de novembro de 2010 Asia Bibi se tornou a primeira mulher a ser condenada à pena de morte por enforcamento no Paquistão, um crime que já condenou 45 pessoas nos últimos anos sendo que 43 destes já foram executados.
     Há poucas informações sobre Asia, também chamada de Aasiya Noreen, mas o Portas Abertas relembra que duas pessoas já morreram por tentar defendê-la da morte, entre elas o Salman Taseer, muçulmano liberal, ex-governador da província de Punjab, ele foi assassinado pelo seu guarda pessoal depois que se manifestou em defesa da mulher.
     O site do Portas Abertas pede para que os cristãos enxerguem Asia Bibi não como uma mulher condenada, mas como uma esposa, mãe que está proibida de conviver com sua família. “Asia não é apenas uma pobre figura atrás das grades. Ela é uma mulher, uma esposa, uma mãe, uma irmã, e uma filha. A Igreja que ora por ela precisa se lembrar que ela é uma mulher real, e que tudo o que enfrenta no seu cotidiano é real”.
Fonte: Gospelprime

domingo, 28 de outubro de 2012

Arqueólogos encontram restos de povoado pré-histórico na Bulgária

Fotos foram feitas em setembro pelo Instituto de Arqueologia da Bulgária. Local pode ser a mais antiga cidade pré-histórica na Europa.

     Fotos fornecidas pelo Instituto Nacional de Arqueologia da Bulgária, tiradas em 26 de setembro, mostram os restos de um pequeno povoado na cidade de Provadia, no leste da Bulgária.

     Os arqueólogos também encontraram restos de um homem com uma tigela de cerâmica em uma necrópole. 
     O local pode ser a mais antiga cidade pré-histórica na Europa, fundada em torno de uma mina de sal e que remonta o século V a.C.

Restos de um homem com uma tigela de cerâmica foram encontrados em uma necrópole (Foto: National Institute of Archeology / AFP)

Povoado pré-histórico na cidade de Porvadia, no leste da Bugária (Foto: National Institute of Archeology / AFP)

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Esquisitice: marido ameaça se divorciar de mulher que comeu coxa de frango

No Zimbábue, a tradição é que as mulheres deixem as partes mais nobres das aves para os homens comerem


     Sabe quando a sua avó coloca o peru na mesa no dia de Natal e rola a maior briga pra ver quem vai ficar com os melhores pedaços?
     No Zimbábue, a tradição diz que as mulheres devem deixar para os homens a partes "nobres" da ave, como coxa e peito.
     Por conta disso, um marido ameaçou se divorciar da mulher, que havia comido, justamente, o peito e a coxa de um frango.
     Jabulani Ncube, de 40 anos, ficou tão bravo que chegou a agredir a mulher, Nomusa Sibanda, de 24 anos.
     Ela fugiu para a casa de sua avó, mas, no dia seguinte, Jabulani foi atrás dela e a levou a um tribunal.
     Jabulani acusou a mulher de ser desrespeitosa e de não ter valores culturais.
     Considerada culpada, Nomusa teve que dar um frango novo ao marido.
     A avó da moça também foi considerada culpada, já que não a teria ensinado direito os "bons costumes".
     Jabulani avisa que vai se divorciar da mulher se ela fizer algo do tipo outra vez.
Pode um negócio desse!!!!

Macaco parecido com Albert Einstein faz sucesso na web

Filhote foi fotografado em parque na Malásia. Imagem foi feita pelo professor Mihail Nazarov. 

     Um bebê macaco flagrado no Parque Nacional Taiping, na Malásia, fez sucesso na internet por causa da semelhança com o físico Albert Einstein. O filhote foi fotografado pelo professor Mihail Nazarov, segundo o jornal "New York Daily News".

Fonte: G1

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Pena de morte: mulheres são mais suscetíveis aos chamados "crimes de honra"

     Mais de 1.500 pessoas condenadas à morte foram executadas em todo o mundo no ano passado, segundo dados da Anistia Internacional. O número de mulheres nesse universo é baixo — pouco mais de 14 —, mas revela uma realidade gritante: diferente dos homens, as mulheres continuam sendo condenadas à morte (e executadas) por causa de "crimes" sexuais.

     Em entrevista ao R7, o assessor de Direitos Humanos da Anistia Internacional Brasil, Maurício Santoro, disse que, embora os números sejam pequenos, o que chama a atenção é que certas condutas não causam punições aos homens, mas apenas às mulheres.
O que as leva para o corredor da morte são crimes sexuais, [...] questões ligadas ao comportamento sexual [como o adultério], mulheres que são executadas porque fizeram ou tentaram fazer um aborto.
Segundo Santoro, existem ainda muitas mulheres condenadas, sobretudo no Irã, por atuarem como "mulas do tráfico" (pessoas que transportam drogas ilícitas entre fronteiras, em alguns casos dentro do próprio corpo).
O adultério continua sendo crime em muitos países e, em casos extremos, é punido com a morte por enforcamento ou apedrejamento, como denunciou o Grupo de Trabalho da ONU sobre Discriminação das Mulheres na Lei e na Prática, na última quinta-feira (18).
Muitas vezes, os Códigos Penais não tratam mulheres e homens de maneira igual e estabelecem castigos mais duros contra as mulheres, além de dar ao depoimento das mulheres a metade do valor do testemunho dos homens.
     A Arábia Saudita representa, sozinha, um terço das execuções oficiais de mulheres. Naquele país, elas são sentenciadas à pena de morte por seu comportamento sexual e até mesmo por acusações de feitiçaria.
"Crimes de honra"
     O relatório Sentenças de Morte e Execuções em 2011, da ONG de defesa dos direitos humanos Anistia Internacional, mostra que foram realizadas no ano passado 676 execuções oficias — pessoas que são condenadas à morte pelo Estado e, em seguida, executadas.
     Como a China não revela a quantidade exata de executados, a Anistia Internacional estima que esse número seja de mil a cada ano, o que leva o número de execuções em 2011 para 1.676.
     Se, nesse universo, o número de mulheres executadas é de ao menos 14, a Anistia Internacional chama atenção para outro dado alarmante: o elevado número de mulheres e meninas que são assassinadas por familiares ou membros da comunidade, os chamados "crimes de honra".
    Segundo o último estudo realizado sobre o assunto, feito em 2000 pela Comissão de Direitos Humanos da ONU, ao menos 5.000 mulheres e meninas são assassinadas todos os anos nessas condições.
     A maior parte delas é executada pela "desonra" de ter sido estuprada ou por seu comportamento sexual. Em Estados omissos, a situação é mais grave, e o risco de impunidade, maior.
    Comparado à execução oficial, que somou 1.676 no ano passado, o crime de honra contra mulheres mata três vezes mais.
     Em quase 90% dos casos, as vítimas são mortas pela própria família ou a mando dos parentes. Além das mulheres, homens gays também costumam ser vítimas desse tipo de crime.
    Acredita-se que o número de crimes de honra, que foi estimado em 5.000 há mais de dez anos, seja atualmente muito maior.
De acordo com Santoro, apenas no Paquistão, 900 mulheres foram assassinadas no ano passado. E estima-se que um em cada quatro homicídios na Jordânia seja um crime de honra.
— É muito difícil estimar o número de crimes de honra, justamente porque eles costumam acontecer em Estados omissos.
     Em alguns países, os assassinos "não são punidos, ou recebem sentenças reduzidas, usando como justificativa a 'defesa da honra' da família", aponta a Comissão de Direitos Humanos da ONU.
     Segundo o mesmo relatório, os crimes de honra vêm crescendo no mundo e, ao menos em 2000, eram mais comuns em países como Bangladesh, Equador, Egito, Índia, Israel, Itália, Jordânia, Marrocos, Paquistão, Suécia, Turquia, Uganda, Reino Unido e Brasil.
     Maurício Santoro explica que o Brasil figura nessa relação por causa da violência doméstica, em que, muitas vezes, o que está em jogo é o comportamento da mulher.
A diferença do Brasil para alguns países é que temos uma legislação forte, sobretudo graças à Lei Maria da Penha. E nossa cultura mudou. É uma cultura que hoje rejeita a agressão à mulher.
     Além dos assassinatos, outras formas de crime de honra são os chamados "estupros corretivos" realizados contra mulheres lésbicas, que são violentadas por homens da comunidade, sobretudo na África do Sul.
Em outros casos, meninas e mulheres são forçadas a cometer suicídio após denúncias públicas de mau comportamento. Outras são desfiguradas por ácido.
     A comissão de Direitos Humanos da ONU aponta que vítimas em potencial, em vez de ganharem proteção em liberdade, são colocadas em prisões e em casas de correção — onde ficam, às vezes, presas por anos.
Papel da religião
     Os crimes de honra são muitas vezes associados à questão religiosa, pois estão ligados à demanda feita pela comunidade ou pela família de que as jovens devem manter-se virgens e castas.
     De acordo com estudo do Fundo de População das Nações Unidas de 2000, os crimes de honra "são mais comuns em países de maioria islâmica, embora líderes muçulmanos tenham condenado a prática e dito que ela não tem nenhuma base religiosa".
    Para Santoro, a religião acaba sendo usada como "pretexto para legitimar algo que vem de uma tradição patriarcal, machista".
     Ele cita os protestos contra o ataque à ativista paquistanesa de 14 anos Malala Yousafzai, baleada no começo do mês pelo Taleban, como um exemplo de que a religião não está referendando a agressão às mulheres.
— Estão tendo muitos protestos lá. Isso mostra que existe um campo de batalha.

Fonte: R7

Pais postam fotos irônicas no perfil da filha respondona no Facebook

     Com a evolução da informática, até mesmo os castigos para as crianças estão ganhando novas versões. Um casal da região de Wisconsin, nos Estados Unidos, deu um ótimo exemplo disso e ganhou fama na Internet. Irritados com a filha respondona, os pais tomaram o celular dela, tiraram fotos cheias de efeitos engraçados e postaram no perfil da garota no Facebook. O caso virou um sucesso nas redes sociais. 

  Tudo começou com o irmão da menina, identificado apenas como AustinMac, publicou uma mensagem no diretório de piadas do Reddit, linkando para uma das montagens. “Meus pais tomaram o celular da minha irmã e ficaram com ele por uma semana. Eles publicaram mais ou menos umas 10 dessas no perfil dela no Facebook. Estão fazendo isso certo!”. 

     A repercussão da publicação foi imediata. Mais de 20 mil pessoas já “curtiram” o post, enquanto cerca de 900 usuários comentaram somente na atualização feita pelo jovem, com outras centenas interagindo entre si no tópico. Uma delas perguntou ao garoto qual teria sido o motivo deste “castigo moderno” para a irmã. “Ela foi respondona com eles”, explicou Austin. 

     O caso foi parar em páginas de notícias relacionadas às redes sociais e, claro, em muitos sites de humor. Agora, certamente, a menina deve estar um pouquinho arrependida de ter sido mal criada com os pais.

Fonte: G1/Techtudo

terça-feira, 23 de outubro de 2012

10 Conclusões Sobre o Mensalão


Fonte: G1

Ator Denzel Washington revela experiência com o Espírito Santo


      O ator Denzel Washington, 57 anos, vencedor do Os-car por duas vezes, declarou em recente entrevista que sua vida mudou após ter recebido o Espírito Santo. Declaradamente evangélico, Washington afirmou à revista GQ que tem como hábito diário a leitura da Bíblia, e que isso o inspira a fazer a diferença. A entrevista do ator foi concedida durante o intervalo das filmagens de seu novo filme, “2 Guns” (ainda sem título oficial em português), em que contracena com o ator Mark Wahlberg. A entrevista foi reproduzida em parte pelo site Urban Christian News.

"Leio a Bíblia todos os dias, ela é minha palavra diária. Li algo muito legal ontem: 'Nós não aspiramos só viver a vida, aspiramos fazer a diferença'" – revelou o ator, que ficou conhecido por seus papéis em “Tempo de Glória” e “Dia de Treinamento”, que renderam a ele as estatuetas do Oscar, além de “Um Grito de Liberdade”, “Deja Vu”, “Um Anjo em Minha Vida” e mais recentemente, “O Sequestro do Metrô 123” e O Livro de Eli, entre outros, que somam 41 filmes no total.

     Denzel Washington contou ainda que sua primeira experiência sobrenatural com a mani- festação do Espírito Santo ocorreu há muito tempo atrás: “Foi há trinta anos, na igreja que eu ainda frequento. O pastor estava pregando: ‘Deixa fluir’. Eu disse, ‘vou deixar’, conta o ator, antes de descrever o momento: “Eu tive uma tremenda experiência física e espiritual. O que me assustou é que eu estava com a língua enrolada, chorando, suando. Minhas bochechas pareciam que iam explodir. Foi como uma limpeza. Foi algo muito intenso… Liguei para minha mãe, e ela disse que eu estava sendo cheio do Espírito Santo”.

     Considerado um dos mais importantes atores de Hollywood atualmente, Denzel Washington ressaltou a importância da espiritualidade em seu sucesso profissional: “A espiritualidade é importante em todos os aspectos da minha vida. Quero dizer, é por isso que eu estou aqui. Isso é o que tem me abençoado”.

Fonte: Gospel+

Designer cria aparelho que carrega celular com calor da panela

IDÉIAS VERDES


     O designer iraniano Ardavan Mirhosseini criou um sistema portátil que permite carregar o celular e outros eletrônicos com o calor de uma panela. A ideia é utilizar energia térmica (e aproveitar o calor que é desperdiçado em tarefas domésticas) para carregar dispositivos movidos a bateria. O Ecocharge, como foi apelidado, tem uma face magnética flexível para fixá-lo a uma superfície de metal. Com módulos de gerador termoelétrico, converte o calor produzido por panelas ou aquecedores em energia elétrica – e a transmite por condução. O aparelho tem uma tela que permite que o usuário acompanhe a recarga.


segunda-feira, 22 de outubro de 2012

As lições de Avenida Brasil

Estudo Bíblico com as lições da novela Avenida Brasil.


     Não pretendo por meio do presente e singelo artigo fazer qualquer tipo de apologia às tendenciosas novelas existentes, principalmente as que expõem explicitamente caráter malevolente.
     Sinceramente, como cristão temente, tenho fortes e sérias resistências às mesmas, devido as suas arbitrariedades, no entanto, diante de tanta comoção relacionada ao trama cujo enredo despertou tamanha notoriedade, proponho-me a analisar algumas lições proveitosas que podemos extrair desse fenômeno de audiência que gerou repercussões de efeitos contagiantes e surpreendentes.
Vejamos as lições na perspectiva cristã:
I. A vingança não compensa:
• Exemplo da novela: A Nina por varias vezes prorrogou sua felicidade em prol de sua vingança, e viveu terríveis momentos por causa dessa obsessão até que finalmente aprendeu, embora tarde (mas ainda há tempo) que realmente nenhum tipo de vingança compensa.
• Ensinamento bíblico: “Deixa a ira, e abandona o furor; não te indignes de forma alguma para fazer o mal.”. Porque os malfeitores serão eliminados; mas aqueles que esperam no SENHOR herdarão a terra. (Salmos 37:8-9).

II. O mal por si só se destrói:
• Exemplo da novela: Santiago, Carminha e Max, foram acometidos pelo próprio mal que tanto desejaram aos outros.
• Ensinamento bíblico: “O que cava uma cova cairá nela; e o que revolve a pedra, esta voltará sobre ele”. (Provérbios 26:27).


III. Cuidado com o excesso de confiança:
• Exemplo da novela: O excesso de confiança de Lucinda pelo Santiago.
• Ensinamento bíblico: “Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem…” (Jeremias 17:5).

IV. O verdadeiro amor supera as adversidades da vida:
• Exemplo da novela: Batata e Rita, pobres meninos que foram separados pelas circunstâncias adversas da vida, mas que depois se reencontraram para viverem o seu grande amor. Jorginho e Nina é um grande exemplo do quão o verdadeiro amor é indestrutível.
• Ensinamento bíblico: “Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha”. (1 Coríntios 13:7-8).

V. Não há limites para o perdão:
• Exemplo da novela: Cena marcante o reencontro de Carminha com Jorginho e Nina, e, sobretudo a reconciliação por meio do verdadeiro Perdão.
• Ensinamento bíblico: “Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também”. (Colossenses 3:13).

VI. Somente o bem é capaz de vencer o mal:
• Exemplo da novela: No fim, o bem da amável Lucinda comoveu e transformou a megera da Carminha em uma pessoa mais humana.
• Ensinamento bíblico: “Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem”.

(Romanos 12:21).

VII. Não devemos julgar segundo as aparências:
• Exemplo da novela: O tadinho do manco Santiago, aparentemente tão inofensivo não era tão bom quanto parecia, e o rabugento Nilo não era tão asqueroso quanto imaginávamos.

• Ensinamento bíblico: “Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça”. (João 7:24).


VIII. A verdade sempre será revelada:
• Exemplo da novela: Depois de muito tempo a verdade veio à tona, Lucinda não é uma assassina.
• Ensinamento bíblico: “Porque não há nada oculto que não venha a ser revelado, e nada escondido que não venha a ser conhecido e trazido à luz”. (Lucas 8:17).

     Por fim, confesso que o motivo que me impulsionou a escrever sobre tal assunto, se baseia na consciência de saber que apesar da novela “Avenida Brasil” ter encerrado, o Brasil ainda andará na avenida de uma novela sem fim, que insiste em cometer os mesmo erros dos seus personagens, infelizmente os vilões estão à soltas.
     Realmente procede a máxima que dizem: “A arte apenas imita a vida, pois é a vida que inspira toda arte”. Sendo assim, infelizmente ainda veremos um entulho de lixão obstruindo a avenida da vida que nos impede de viver o divino.

Autor: Sidney Osvaldo Ferreira - Pastor presidente da Igreja Batista Evangelizadora, em Paulo Afonso - BA. Teólogo, Filósofo e Administrador. Casado com a nutricionista Vanessa Cristina.

Fonte: Gospelprime

domingo, 21 de outubro de 2012

Sutiã contra o câncer

TECNOLOGIA PELA SAÚDE


     Uma empresa americana de biotecnologia anunciou o desenvolvimento de um produto que, caso supere todos os testes e seja aprovado pelas agências reguladoras, pode revolucionar o diagnóstico do câncer de mama: é o First Warning Systems, um sutiã esportivo que, através de sensores, monitora mudanças de temperatura no tecido dos seios e consegue detectar, através do cruzamento de dados, o surgimento de anomalias. Segundo os primeiros testes, o First Warning Systems conseguiu fazer diagnósticos com 90% de precisão – métodos convencionais alcançam 70%. A empresa quer colocá-lo à venda na Europa ainda em 2013.

Fonte : Revista Istoé Online

sábado, 20 de outubro de 2012

Ouça alguns hits musicas que fizeram a cabeça das crianças nas décadas de 70, 80 e 90

1. Banho é bom

O simpático ratinho era parte de um quadro famoso do programa de TV infantil Castelo Rá-Tim-Bum, transmitido na década de 1990 pela TV Cultura:




2. Jaspion

A música de abertura foi traduzida para o português e era só começar a tocar na TV que as crianças das décadas de 80 e 90 já corriam para assistir ao seriado japonês.




3. Vou de Táxi - Angélica

Sim, a apresentadora da TV Globo, Angélica, já foi cantora e apresentadora de programa infantil! Entre as músicas que foram hit no fim dos anos 1980 era "Vou de Táxi":




4. Plunct Plact Zum - Raul Seixas

Seus pais certamente dançaram em festinhas de aniversário ao som dessa música! O cantor e compositor Raul Seixas fez muitas músicas para adultos, mas também se aventurou no mundo infantil. Ouça:




5. Tumbalacatumba - Vovó Mafalda

A Vovó Mafalda era um ator (isso mesmo, um homem, o Valentino Guzzo) vestido de vovó palhaça e era O MAIOR SUCESSO das manhãs! O programa da Vovó era transmitido diariamente, a partir das 7h (ou melhor, 6h60), no SBT:




6. O Cocô de Cocoricó

Esse vídeo é nojento! Deve ser por isso que faz tanto sucesso. Nele, o cocô canta os seus dramas de ser pisado, fedido e maltratado. Mas ele também tem utilidade. As minhocas que o digam!Tape o nariz e aperte o play:




7. Ilariê - Xuxa 

Tá na hora de brincar! Toda criança brasileira que se preze sabia dançar o Ilariê na década de 80! Afinal, naquela época, a Xuxa (ela mesma, a apresentadora da TV Globo) era a Rainha dos Baixinhos.




8. Superfantástico - Balão Mágico

A turma do Balão Mágico, uma banda formada por três crianças, fez tanto sucesso que até o cantor Djavan fez participação especial na música que leva o tema da banda.




9. Refrescante Sensação - Rá Tim Bum

"Experimente a refrescante sensação de bem-estar... Tome um bainho já!" - Que criança não sabia cantar a música que sempre passava no programa da TV Cultura Rá Tim Bum? Ouça:




10. Não se reprima - Menudo

Todo mundo (principalmente as meninas) queria imitar a coreografia dos garotos da primeira boy band do mundo: Menudo!




11. Abertura da novela Carrossel

A música da novela atual era a mesma da novela que passou nos anos 1990 no SBT! Duvida? Ouça:




12. Mudar Geral - Carrossel

Os atores da novela Carrossel, transmitida atualmente pelo SBT, não param! Eles também gravam clipes que são transmitidos nos capítulos da novela. Entre eles, está o Mudar Geral, que tem um estilo inspirado nos anos 1970:




13. Abertura de "Cocoricó"

Todo o programa do Júlio é recheado de músicas animadas, mas a abertura é imbatível! Ela já embalou as manhãs do seu tio, pode ter embalado as suas e até hoje o programa é transmitido pela TV Cultura: de segunda a sábado, às 11h15 e 15h30. Aos domingos, Júlio e sua turma estão no a partir das 11h45.




14. He-Man - Balão Mágico

O desenho animado do herói de Greyscow fez tanto sucesso que o Balão Mágico gravou uma música só para ele. Se você não conhece o He-Man, tem a chance de encontrá-lo: o desenho é transmitido a todo momento no canal de TV a cabo Gloob.




15. Dur Dur D'etre Bebe - Jordy 

O garotinho francês fez o maior sucesso na década de 1990 com músicas disco que ficavam uma fofura ao som da sua voz de bebê. Jordy é filho de donos de uma gravadora, o que ajudou o menino a virar um pop star!



Cristãos podem assistir novelas? Pastores opinam sobre o assunto. Confira

    Com a exibição do último capítulo de Avenida Brasil, escrita por João Emanuel Carneiro, a discussão sobre doutrinas de igrejas que proíbem ou orientam seus fiéis a não assistirem a novelas volta à tona. 

   Avenida Brasil, além de apresentar uma personagem evangélica caricata, que causou protestos por parte de fiéis nas redes sociais, alcançou recordes de audiência e tornou-se assunto em todo o país. 

     Novelas são programas de ficção, escritos com temas diversos e geralmente cotidianos, o que causa identificação aos telespectadores, que podem acabar projetando sua realidade à história apresentada na trama. Porém, entre líderes evangélicos, a permissão ou proibição aos fiéis para assistirem às novelas não é unanimidade. 

  De acordo com o pastor Airton Evangelista da Costa, presidente da Assembleia de Deus Ministério Palavra da Verdade, não há problema algum em acompanhar as novelas: “Assistir a novelas é quase o mesmo que assistir a filmes. Se não houver nelas qualquer tipo de depravação, se de alguma forma edificam, ou se servem como meio de distração, sem causar nenhum dano moral aos santos, não vejo nada de anormal… Desde que não se torne um vício, uma idolatria, e roube o tempo que deveria ser dispensado a Deus”, posiciona-se o pastor, num artigo publicado em seu site. 

     Porém, o ponto de vista contrário também é bastante vigente no meio evangélico, e na abordagem do pastor Valtair Miranda, da Primeira Igreja Batista de Neves, em São Gonçalo, Rio de Janeiro, as novelas podem induzir a ideias e conclusões erradas sobre a família: “As novelas insistem tanto na ideia de que a mulher pode trocar de parceiro, que as esposas estão passando a desvalorizar o casamento. Os filhos não têm mais o mesmo zelo; a telenovela já induz a menina a dormir com o namorado [...] Se eu passo minhas noites vendo novela, então 30% do meu tempo útil é dedicado à TV. É por isso que muitas mulheres reclamam não ter tempo para atividades produtivas, como um curso profissional, por exemplo”, declarou o pastor, em entrevista para matéria publicada na edição 60 da revista Enfoque. 

     Em meio às discussões sobre poder ou não assistir novelas, o meio evangélico cresceu na última década e atraiu a atenção de autores e emissoras, passando a fazer parte das histórias contadas nas novelas, e as indefinições ou múltiplas interpretações e posturas a respeito de doutrinas mantém os debates sobre assuntos como este vivos.

Fonte: Gospel+

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Nem sempre as mulheres podem culpar a TPM, indica estudo

Fatores como estresse, raiva e tristeza podem desencadear a irritabilidade 
   Pesquisadores canadenses sugerem que a TPM (tensão pré-menstrual) pode não ser a causa do mau humor das mulheres em determinados momentos do mês. 

  Em estudo, os pesquisadores da Universidade de Toronto concluíram que sintomas da TPM, como a irritabilidade, muitas vezes, são “acusados” injustamente de causar mau humor na mulher. 

  No entanto, há outros fatores que podem influenciar, como o estresse, a tristeza ou a raiva momentânea, que são desencadeadas por alguma situação difícil. 

     A pesquisadora Sarah Romanos e sua equipe avaliaram mais de 40 estudos relacionados à TPM. Entre as pesquisas, 30% não mostraram nenhuma associação entre o humor e o ciclo menstrual; 42% encontraram uma ligação do mau humor na fase pré-menstrual combinado com o início do ciclo; e, por fim, apenas 13% fizeram uma relação direta do humor com a TPM. 

   Isso sugere que as flutuações hormonais durante o ciclo menstrual não são necessariamente culpados. O mau humor, no entanto, tem sido associado à TPM desde 1930, na literatura médica.

Fonte:R7